Que cuidados devo ter ao contratar um plano de saúde?

Um plano de saúde é algo muito benéfico para você e sua família, e muitas pessoas querem garantir esse tipo de segurança para que, caso aconteça algum acidente ou até mesmo em caso de doença, você e seus entes queridos possam ter um suporte e um atendimento adequado e de qualidade. Mas é necessário tomar alguns cuidados ao contratar um plano de saúde, para evitar possíveis dores de cabeça que poderiam ser soluções. Portanto, confira algumas dicas sobre quais cuidados tomar ao contratar esse serviço.

Quais cuidados devo tomar ao contratar um plano de saúde?

Quando você estiver à procura de planos de saúde, fique atento a todas as informações sobre o plano, sejam elas benefícios ou as regras do contrato. Mas, em especial, existem alguns itens que muitas pessoas deixam passar e que podem se tornar problemas no futuro.

Cobertura e carência: preste atenção ao período de carência do plano, além de coberturas e exclusões. Geralmente, após a contratação de um plano, alguns serviços têm um prazo de carência próprio, que pode levar desde uma semana a até mesmo meses. Preste atenção nesses prazos para que você não tenha nenhuma surpresa na hora de usar o plano. Já as coberturas, fique atento ao que a cobertura simples oferece e preste atenção nas coberturas adicionais, que sempre aumentam o valor da mensalidade.

Exclusões: além de saber o que o seu plano cobre, pesquise o que ele não cobre. Muitos planos excluem a cobertura de doenças já existentes, doenças psicológicas e doenças relacionadas ao trabalho e, se esse for o seu caso ou se você acredita que deveria ter cobertura para essas opções procure um plano que ofereça esse tipo de serviço.

Abrangência geográfica: na hora de contratar o plano, seja para você e sua família ou até para seus funcionários em uma empresa, preste atenção na localização dessas pessoas e se isso está de acordo com os produtos que o plano oferece. Alguns planos focam em uma cidade específica ou em um grupo de municípios, ou oferecem produtos estaduais ou de um grupo de estados. Existe também a cobertura nacional, que é bastante utilizada para quem viaja a trabalho ou para escritórios em mais de um estado.

Escolha um bom corretor: uma ótima opção para que você consiga entender todas as cláusulas e requerimentos do contrato, além de conseguir reduzir custos e encontrar uma solução que esteja de acordo com aquilo que você precisa, é um bom corretor de seguros que possa te ajudar e tirar todas as suas dúvidas.

Na hora de contratar um plano, é importante prestar atenção em todas as coberturas que ele oferece, além de datas e todo o seu funcionamento para que não ocorra nenhum problema quando ele precisar ser utilizado.

E se você gostou desse tipo de texto e quer saber mais sobre planos de saúde e como contratar a melhor opção para você, confira nosso site! Temos uma equipe qualificada pronta para te atender e responder todas as suas perguntas, além de ajudar com dúvidas relacionadas a planos e contratações.