Plano de saúde cobre prótese dentária?

Você tem dúvidas se o seu plano de saúde cobre prótese dentária? Neste artigo explicamos se o seu plano é obrigado a cobrir este tipo de serviço. Em todos os casos, a recomendação é que você sempre procure um advogado especialista em plano de saúde para lhe ajudar com essas questões.

As próteses dentárias são peças que substituem dentes ausentes na cavidade oral de um paciente odontológico e podem ser divididas em dois tipos: total, conhecido como dentadura e parcial, este podendo ser tanto fixo como removível. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, cerca de 50% da população adulta possui apenas 20 ou menos dentes na boca.

Já em idosos, essa porcentagem chega aos 70%. A importância baseia-se em quanto a população ainda necessita de métodos que melhorem não apenas a aparência de seu sorriso, mas também o quanto a boa colocação dentária pode auxiliar diretamente a funcionalidade da cavidade oral.

Plano de saúde cobre prótese dentária? Esse serviço está no Rol da ANS?

Embora as próteses dentárias sejam consideradas procedimentos estéticos, elas têm auxílio direto às práticas comuns da boca de um indivíduo, trazendo de volta funções antes perdidas por conta da falta de dentição, como a fala, mastigação, deglutição e a respiração.

Entretanto, exatamente por ser um procedimento que promove a melhora estética do sorriso, a prótese dentária não faz parte do Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), gerando assim, muitas dúvidas se o plano de saúde cobre prótese dentária ou não.

Qual o trabalho da ANS?

A ANS é responsável pelos planos de saúde privados e, de acordo com a legislação, indica os procedimentos mínimos que devem ser cobertos pelas seguradoras. Desta forma, todas as empresas prestadoras de serviços voltados à saúde bucal precisam oferecer consultas para diagnóstico, atendimento de emergência e urgência, radiologia, técnicas de prevenção, dentista, periodontia, endodontia e determinados métodos cirúrgicos.

Outras técnicas não são obrigatórias. As próteses, por não fazerem parte da solicitação da ANS e ainda serem estéticas, não são cobertas por todos os planos de saúde, mesmo que esse cenário esteja se modificando.

Crescimento da área estética no país

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética dos últimos três anos, o mercado da área voltada à aparência do sorriso teve crescimento superior a 300%. A importância que o brasileiro dá à estética coloca o país está em terceiro lugar no ranking dos maiores mercados de estética do mundo. Na lista, o Brasil fica atrás dos Estados Unidos e da China, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e pelo Instituto FSB Pesquisa, em 2016.

Para se diferenciar de outras operadoras e oferecer serviço completo aos seus contratantes, muitos planos de saúde estão optando por incluir nas suas coberturas os tratamentos estéticos, inclusive as próteses dentárias. Enquanto alguns desembolsam apenas um valor parcial, outros optam por custear tudo o que a colocação da peça envolve, ou seja, desde sua inserção até as consultas de acompanhamento.

A parte positiva é que cada vez mais empresas estão inovando seus serviços, para suprir as necessidades de todos seus clientes, o que facilita a procura por operadoras que cobrem a prótese dentária.

Desta forma, recomenda-se que antes da assinatura do contrato seja verificado todos os benefícios oferecidos pela seguradora, quais os períodos de carência e, principalmente, se ela cobre tudo o que é preciso para o cliente.

Afinal, plano de saúde cobre prótese dentária?

Como dito acima, por não fazer parte da solicitação da ANS e serem consideradas de um ramo estético, as próteses dentárias não classificam-se como obrigatórias para a cobertura do plano de saúde. No entanto, algumas operadoras estão atendendo a essas recomendações e cobrindo a prótese dentária. Mas, mesmo assim, você pode procurar um especialista para saber melhor se o seu plano de saúde cobre prótese dentária.

Ficou interessado em saber mais detalhes se o seu plano de saúde cobre prótese dentária? Entre em contato com um advogado especialista em plano de saúde e tire suas dúvidas.