Diretrizes do SUS: descubra o que são e quais são as principais?

 

Você quer saber quais são e entender o que são as diretrizes do SUS? O SUS, Sistema Único de Saúde é uma organização que possui suporte do Estado brasileiro e que atende milhares de pessoas por dia, oferecendo tratamentos e serviços aos cidadãos brasileiros desde a década de 80. Mas você sabe quais são as principais diretrizes do SUS, o que de fato compõe esse sistema? Confira aqui quais são elas e como elas funcionam.

Quais são as principais diretrizes do SUS?

Todas as ações e serviços públicos de saúde, além dos serviços privados que são contratados ou conveniados para integrar o SUS (Sistema Único de Saúde), devem ser desenvolvidos e organizados de acordo com algumas diretrizes que foram estabelecidas pela Constituição Federal, e que abrangem alguns princípios.

Entre elas, algumas das principais diretrizes do SUS dizem respeito à universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência, garantindo que qualquer indivíduo possa ser atendido, independentemente de sua cor, raça, renda, ocupação ou qualquer outro tipo de característica.

Outra das diretrizes do SUS é a da equidade, garantindo que todas as pessoas tenham um tratamento adequado de acordo com a sua necessidade, diminuindo qualquer tipo de desigualdade.

Qual o objetivo da instalação desse sistema?

Entendo sobre as diretrizes do SUS e tendo alguns exemplos das mesmas, é importante falar sobre o objetivo da instalação desse sistema sempre foi uma integração de ações de saúde com o meio ambiente e com o saneamento básico, atendendo a população onde ela está de forma que os recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, Estados e Municípios pudessem ser utilizados na prestação de serviços e na assistência à saúde da população.

Por ser um sistema único, ele deve ter a mesma doutrina e forma de organização em todas as unidades do país, mas elas devem seguir o que a região precisa. Por isso, apesar de ser uma organização centralizada, esse sistema ainda leva em consideração as grandes diferenças de regiões que o Brasil possui, por ser um país tão grande e tão diversificado, por isso entra, neste contexto das diretrizes do SUS, a diretriz de regionalização e hierarquização.

O que é a diretriz de regionalização?

A diretriz de regionalização e hierarquização, descentraliza as unidades e delimita uma área geográfica para cada uma delas, para que essa unidade possa se planejar de acordo com os critérios e problemas daquela região e para que possa atender a todas as pessoas de maneira qualificada, sem que haja uma demanda acima do que é suportado.

E, além de tudo isso, a participação do cidadão é essencial, ajudando a formular e a avaliar as políticas de saúde e do controle da execução desse sistema. Ele pode participar por meio de conselhos de saúde que possuem poder deliberativo e são compostos com a representatividade de toda a sociedade.

O Sistema Único de Saúde é um dos maiores avanços na construção de um país mais justo e menos desigual, que procura utilizar os recursos públicos para oferecer atendimento para sua população.

As diretrizes do SUS devem ser seguidas para que tudo funcione da melhor maneira possível, e isso requer participação não só dos funcionários e do Estado, como também de toda a população.

Se você gostou de saber um pouco mais sobre as diretrizes do SUS e ainda quer mais informações sobre saúde, confira nosso site! Temos vários artigos que podem te dar dicas e te ajudar, além de uma equipe qualificada que está sempre pronta para tirar todas as suas dúvidas!