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Você está pensando em contratar plano de saúde para você, seus filhos ou sua família? É importante, antes de fazer qualquer tipo de contratação, estar atento a alguns cuidados para que depois não haja problemas e dores de cabeça. Então, fique de olho neste post que preparamos com 7 cuidados que você precisa ter na hora de contratar plano de saúde.

Conheça a idoneidade e características da operadora que vai contratar plano de saúde

A primeira dica para você contratar plano de saúde é verificar se a operadora possui registro ativo, se não está sob direção fiscal oui técnica na Agência Nacional de Saúde. Você pode fazer esta consulta pelo site www.ans.gov.br ou também pelo telefone: 0800-701-9656. Contratar plano de saúde também pede que você certifique-se de que o plano escolhido tenha os hospitais, clínicas e laboratórios de sua preferência, além de analisar atentamente os preços e as formas de reajuste. Ainda neste primeiro tópico é importante que você verifique qual a cobertura assistencial ofertada (municipal, regional, estadual, nacional ou internacional), e certifique-se também sobre a modalidade do plano, se é coletivo por adesão, individual ou empresarial. Ao contratar plano de saúde, você deve exigir uma cópia do contrato e ainda precisa ler atentamente todas as cláusulas, bem como da rede credenciada. Para finalizar, é importante que seja realizada a contratação através de um corretor de sua confiança, pois ele é quem deverá lhe auxiliar e sanar todas as suas dúvidas.

Veja quais carências do seu plano de saúde

A ANS estipula os prazos máximos de carências, mas é possível que a sua operadora reduza estas carências, por exemplo, quando você vier de outra operadora. Portanto, quando for contratar plano de saúde, conheça bem as regras da operadora que você está contratando. Os limites de carências impostos pela ANS são:

  • 24 Horas para urgência e emergência
  • 180 dias para os demais casos
  • 300 dias para parto
  • 24 meses para CPT por doenças e lesões preexistentes

Conheça o ROL de procedimentos da Agência Nacional de Saúde

Antes da edição da Lei dos Planos de Saúde – lei 9.656/98 e da criação da Agência Nacional de Saúde, os contratos elaborados pelas operadoras de saúde eram livres para estipulação de coberturas. Mas, após a regulamentação do setor pela Lei 9.656/98 todas operadoras SÃO OBRIGADAS a cobrir todos os procedimentos do ROL da ANS. Este ROL é revisado constantemente e define uma lista de consultas, exames e tratamentos médicos obrigatórios. Por isso, ao contratar plano de saúde, fique informada se o procedimento e/ou tratamento médico que você necessita, clicando aqui e realize a consulta.

Conheça os reajustes do seu contrato

Os reajustes possíveis nos planos individuais são:

  • Repactuação de Faixa Etária que ocorre quando o beneficiário ultrapassar determinada faixa de idade.
  • VCMH (variação dos custos médicos e hospitalares ). Trata-se de um índice de correção monetária na área médica.
  • Sinistralidade (somente planos coletivos) A fórmula deste reajuste deve constar em contrato.

*Independente da modalidade os reajustes são anuais, ou seja, somente poderão ocorrer 01 vez ao ano, exceto por mudança de faixa etária.

Saiba se seu contrato pode ser cancelado pela operadora a qualquer momento

Os planos individuais somente podem ser cancelados unilateralmente, em duas situações excepcionais:

  •  Inadimplência do beneficiário por mais de 60 dias consecutivos ou não, dentro de um período de 12 meses.
  •  Por fraude na declaração de doenças preexistentes.

*Importante saber na hora de contratar plano de saúde

No caso de cancelamento por falta de pagamento, a operadora deverá notificar o usuário no 50º dia de inadimplência. Já para cancelamentos por fraude, caberá a operadora provar que existiu a fraude ou má-fé do proponente. Mas, se você contratar plano de saúde coletivo, atenção, pois poderá haver no contrato cláusulas de rescisão imotivada após o período de 12 meses.

Analise bem a rede credenciada para contratar plano de saúde

Peça um resumo por escrito dos principais Hospitais e Laboratórios ofertados pela operadora que você vai contratar plano de saúde. A regra geral é que a operadora não pode realizar o descredenciamento sem observar duas regras:

  • Comunicar o usuário com 30 dias de antecedência;
  • Substituir o descredenciado por outro do mesmo porte e qualidade

Qual plano é mais vantajoso? Plano Individual, Coletivo por Adesão ou Empresarial?

Na busca por contratar plano de saúde, você deve se questionar sobre qual é mais vantajoso. Não existe uma regra geral para determinar qual o plano mais vantajoso. Isto depende muito das expectativas e necessidades do proponente. Os planos individuais possuem maior proteção da lei e da ANS. Por exemplo: Nos planos individuais as operadoras não podem:

  • Recusar /aceitar contratos (mesmo que o proponente tenha inúmeros doenças graves);
  • Reajustar por sinistralidade (utilização);
  • Cancelar o contrato unilateralmente, exceto nos casos citados acima.

Por esta razão, cada vez menos operadoras comercializam a modalidade de plano individual. Já os planos coletivos possuem como atrativo um custo menor. Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados que deve ter para contratar plano de saúde? Entre em contato com a gente, teremos o maior prazer em atendê-los. Se você quiser saber mais sobre como funcionam as liminares, basta clicar aqui.  

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